O Portugal dos Pequeninos
O Caso Mateus
Há coisas que só em Portugal é "permitido" que aconteçam...
O jogador Mateus, coitado, e o Gil Vicente, coitado também, viram-se de repente envolvidos num imbróglio do qual não estariam certamente há espera...
Para mim, leiga neste assunto, o que está aqui em causa mais não é senão o pôr em causa o direito ao trabalho...
Recuemos - em 2003/04, o jogador em questão ecerceu actividade como futebolista profissional ao serviço do Felgueiras S.C. Na época seguinte renunciou a essa categoria vinculando-se ao Lixa como futebolista amador. Em termos legais teria que aguardar duas épocas desportivas para obter novamente o estatuto de futebolista profssional - norma desportiva designada Remadorização.
Bem isto não interessa nada. Os chicos-espertinhos do nosso futebol, na sua mesquinhez e refiro-me ao Belenenses, engendram planos para obter uma satisfação que não sei muito bem qual é pois o certo é que quem ganhou em campo foram os gilistas. Aos do Restelo cabia-lhes tão somente acatar a decisão de descerem de divisão pois não foram capazes de assegurar a sua manutenção. Ou então vinha também o Vitória e o Rio Ave reclamarem e já agora era mais lenha para a fogueira.
A nossa Liga, tão correcta que é, quando o clube de Barcelos recorreu ao tribunal cívil (que acabou por não lhe dar razão) ao invés de participar o recurso à Comissão Disciplinar, que se ocupa da disciplina desportiva, limitou-se a não fazê-lo e com essa atitude deixou que o "caso" assumisse as proporções que tomou, dada a sua incompetência.
Na minha modesta opinião o caso resolvia-se assim: ou desciam os dois e subia o Leixões ou então o Gil que lute com todas as suas forças e quiçá possa haver um novo caso Bosmann, diferente obviamente, neste portugal dos pequeninos.
Também sei que este caso se prende mais com aspectos financeiros uma vez que os directores do Gil Vicente deram avais ao clube em nome pessoal, mas contando com as receitas televisivas que deixarão de existir se o clube for mesmo obrigado a disputar a liga de honra.
Ao Gil Vicente digo que leve o caso até às últimas instâncias. O pior que pode acontecer é que sendo um clube desportivo se impedido de competir, ou não comparecendo aos jogos, deixará de ter existência.
Uma coisa é certa - um clube pequeno, num país pequeno que se julga grande, luta e dá a voz ao manifesto ( mesmo que no fim fique a cantar de galo)... E isso já ninguém lhe tira.
E, sinceramente, é de louvar que o que este país precisa é de uma revolução!!!
2 comentários:
Na certeza porèm,
Com esta não contava
Que a Ana Valente
De futebol falava.
Ze Pedro
Como o prometido cá estou:))
Confesso q já estive a ler um bocadinho do teu cantinho...
Hummm depois venho para comentar com mais calma...
Sim, há temas variados, e cada um deles merece ser tratado com "cuidados distintos":))
Alguns deles até só ao ouvidinho:))) sim, pk mais ninguém precisa de saber as nossas conversas:)))
Até já então.. Beijo
Carlitos:)
Acredita q a tua alma é do tamanho do mundo... Pessoa tinha razão:))
E tu já deste conta disso:)))
Enviar um comentário